sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Paraná clube.


A HITÓRIA
Escudo Paraná Clube

A história do Paraná Clube é muito bonita, por retratar em sua amplitude, a união. Em 1.989 os dirigentes do Colorado Esporte Clube e do Esporte Clube Pinheiros se reuniram para dar um passo inovador no cenário brasileiro: juntar as forças das duas instituições para formar uma nova e promissora potência. Nasceu assim, o Paraná Clube, um dos mais importantes fatos da recente história do esporte nacional.

Essa junção trazia para o futebol o mesmo conceito usado no âmbito dos negócios no mundo todo: as fusões empresariais que unem ex-concorrentes para, juntos, conquistarem ainda mais mercado. Entre os exemplos mais bem-sucedidos estão a Sony Ericsson, internacionalmente, e no Brasil a Ambev.

Essa atitude moderna revolucionou o cenário do futebol paranaense. A prova é que, em seus primeiros 10 anos de vida, o Paraná Clube venceu seis vezes o campeonato do estado. A mesma projeção foi rapidamente conseguida em nível nacional. Em apenas 3 anos, o Clube saiu da terceira para a primeira divisão do brasileirão, conquistando durante a trajetória o título nacional da Divisão Intermediária em 1.992, apenas três anos depois da sua fundação.

Conquistas importantes que colocam o Paraná entre os maiores clubes do Brasil e das Américas, fato que pode ser comprovado pelas disputas de importantes competições internacionais como a Copa Conmebol, Sulamericana e Libertadores da América, em anos recentes.

Nome: Paraná Clube
Fundação: 19 de Dezembro de 1.989
Estádios: Durival Britto e Silva (Vila Capanema) e Erton Coelho Queiróz (Vila Olímpica)
Endereço: Avenida Presidente Kennedy, 2377, Vila Guaíra, Curitiba/PR, CEP: 80610-010
Fone: (41) 3029-4747
Principais Títulos: Campeão Brasileiro da Segunda Divisão em 1.992 e em 2.000 (Copa João Havelange – Módulo Amarelo). Campeão Paranaense em 1.991, 1.993/94/95/96/97, 2.006.

O Início

Tudo começou em junho de 1.988, na agência de publicidade do colorado Zeno José Otto, que cuidava da conta de propaganda da firma do pinheirense Waldomiro Perini. Informalmente, o futebol era a pauta das conversas. Até que surgiu a idéia de promover uma pesquisa de mercado, com o objetivo de descobrir o potencial de desenvolvimento da torcida do Pinheiros. A diretoria do clube gostou da sugestão, encomendou o trabalho e, ao receber o resultado, repensou a instituição como um todo. Entre outros dados, a pesquisa revelou que apesar de ter sido finalista dos últimos campeonatos, e de ter ganhado dois deles, o Pinheiros só conseguira reunir um contingente de torcida expressivo dali a 15 ou 20 anos. A partir daquele momento, pinheirenses e colorados começaram a estudar sigilosamente a possibilidade de fusão entre os clubes.

Passaram-se alguns dias até que outro publicitário, Ernani Buchmann, então vice-presidente do Colorado, conseguiu realizar a primeira reunião no escritório de Zeno, na avenida Vicente Machado, bairro do Batel. Da parte do Colorado estiveram presentes Darci Piana, do Conselho Deliberativo, Ernani Buchmann e o ex-presidente Dely Macedo. Do lado pinheirense foram os presidentes dos conselhos Deliberativo e Diretor, respectivamente Jorge Celestino Buso e Antonio Carlos Mello Pacheco, acompanhados dos conselheiros Erondy Silvério e Waldomiro Perini. Darci Piana recorda o primeiro encontro. “Diversas questões foram colocadas em discussão, com simplicidade e objetividade. Foi muito interessante”, lembra.

O deputado Erondy Silvério também gostou da conversa. “Tudo correu bem e nada ficou decidido. Só um ano e muitas reuniões depois é que as coisas ganharam corpo”, conta.

Entusiasmado com a projeção dos acontecimentos, Zeno Otto promoveu uma reunião, algum tempo depois, em uma casa no Parque Barigüi. Reuniu-se o mesmo grupo do primeiro encontro, reforçado de outros influentes personagens, como os colorados Raul e Renato Trombini, além dos pinheirenses Aramis Tissot e Ocimar Bolicenho. Foi a reunião dos 12: seis de cada lado – e Zeno apresentou um estudo inicial com as cores, os símbolos e a camisa do novo clube. O nome Paraná sempre foi unanimidade, já que o Água Verde, antes de tornar-se Pinheiros, e também o Colorado, algum tempo antes, cogitaram utilizar o mesmo nome. Era, portanto, algo comum às duas correntes.

A primeira sugestão, a de uma bandeira verde e branca, com as cores do Estado, foi logo descartada, pela semelhança com as cores do Coritiba Fott Ball Club. Mas Zeno e Ernani haviam trabalhados juntos e caprichado na segunda alternativa: cores azul do Pinheiros, vermelho do Colorado e branca comum a ambos; camisa dividida ao meio em azul e vermelho e uma águia dourada no distintivo. Resultado: causou, de imediato, boa impressão a todos. O pinheirense Jorge Celestino Buso gostou da águia. “A águia americana é poderosa, esperta, sagaz, dominadora”, ressalta. Mas, depois do célebre almoço que selou a fusão, acabaram por optar pela gralha-azul, para concretizar a idéia paranista do novo clube, que tem também a Araucária no emblema e o nome Paraná Clube.

O famoso almoço aconteceu em setembro de 1.988, no restaurante Veneza, no bairro de Santa Felicidade. Compareceram três representantes de cada facção: Darci Piana, Dely Macedo e Raul Trombini do Colorado, e Jorge Celestino Buso, Aramis Tissot e Ocimar Bolicenho do Pinheiros. Ali foram aprovados o nome, as cores, a camisa, os símbolos e a distribuição patrimonial. Raul Trombini teve que sair antes do final da reunião que se resumiu no histórico guardanapo de papel, o primeiro documento escrito do novo clube.Guardanapo Fundação Paraná Clube

No hino, foram mantidos os slogans dos dois clubes. Nas obras, o brado do Pinheiros: O Poder da Realização; e no futebol, o grito do Colorado: A Alegria do Povo. Para mobilizar a torcida boca-negra ficou definido como local oficial dos jogos o estádio Durival Britto e Silva, e a sede oficial na Avenida Kennedy. E partiu-se daí, para a oficialização do processo.

O primeiro teste de aceitação da idéia foi a realização de um jantar no qual foram convidados 50 conselheiros do Colorado e outros 50 do Pinheiros – os mais influentes dos dois lados. Darci Piana e Antonio Carlos Mello Pacheco fizeram uso da palavra e Jorge Celestino Buso, presidente do Conselho Deliberativo do Pinheiros, como anfitrião do encontro, puxou os sentimentos históricos das duas alas e encerrou a reunião em alto astral.

Dali em diante, Piana e Buso passaram a reunir-se periodicamente para discussão de todos os detalhes da fusão, e foi criada uma Comissão de Estudos para o estatuto do novo clube. A escritura pública da ata de fusão é de 19 de dezembro de 1.989. Foram mantidos os 49 conselheiros vitalícios do Ferroviário, Britânia e Palestra, oriundos da fusão que deu origem ao Colorado, entre os novos 200 conselheiros do Colorado no ato da fusão com o Pinheiros. Este, que não possuía os vitalícios, criou 46, que somados aos demais 154 nomes, completaram o grande conselho do Paraná Clube com 400 membros.

Após seis meses de estudos para a montagem dos estatutos foi escolhida a data da Emancipação Política do Estado do Paraná, para a realização das duas assembléias gerais que decidiram o surgimento oficial do Paraná Clube. Na Vila Capanema, de aproximadamente 600 colorados, apenas dois votaram contrariamente a fusão, enquanto que na sede da Kennedy, de 2.800 pinheirenses, apenas 81 manifestaram-se contra a união.

Uma comissão do Colorado, liderada por Darci Piana, presidente do Conselho Deliberativo, deslocou-se da Vila Capanema para a avenida Kennedy, onde foram recebidos pelos pinheirenses no final da assembléia. Mello Pacheco, em gesto de amizade, passou a presidência do Conselho para Piana e verificou-se a ovação de todos, confirmando-se a seguir o nome de Aramis Tissot como primeiro do Conselho Diretor do Paraná Clube. Ficou registrado também, que o Paraná Clube teria dois patronos: Orestes Thá e Durival Britto e Silva

Primeira equipe

Rubens Minelli, tricampeão brasileiro – 75 e 76 pelo Internacional e 77 pelo São Paulo, foi o primeiro técnico contratado para dirigir o Paraná Clube. Nome bastante respeitado no cenário nacional, trouxe consigo uma qualificada comissão técnica. 

Com Minelli, veio o auxiliar e treinador de goleiros Valdir de Moraes, famoso goleiro do Palmeiras na década de 60, com diversas passagens pela Seleção Brasileira, tanto como atleta como membro de comissões técnicas. Luiz Carlos Neves foi o responsável pela preparação física do elenco, Francisco Vicente dos Santos como médico, e Moacir Medeiros como massagista. Francisco José Pires, o Chiquinho, era o supervisor. Joaquim Cirino dos Santos foi vice-presidente do departamento de futebol profissional nos dois primeiros anos, enquanto Emerson de Andrade, o Paulista, o diretor de futebol.

Rubens Minelli recorda do trabalho inicial de preparação da equipe para seu primeiro campeonato, em 1990. “Foi um momento ao mesmo tempo difícil e gratificante, pois sabíamos do potencial do clube e tratamos de dar o melhor para equacionar o problema de seu elenco. Recebemos cerca de 50 jogadores, vindos do Colorado e do Pinheiros, mesclados entre atletas mais experientes e garotos revelados nas categorias de base”, conta. Em sua primeira tentativa, pelas dificuldades naturais de formar um time competitivo em pouco tempo, Minelli não conseguiu levar o Paraná Clube ao título, mas retornou quatro anos depois para ajudar o tricolor na conquista do bicampeonato. “É, o futebol tem dessas coisas. Fui convidado praticamente para terminar a campanha e encontrei o elenco um tanto desajustado, mas convencido de sua capacidade técnica. Conversamos, acertamos as peças e os resultados apareceram rapidamente, culminando com o título de campeão naquela final com o Londrina, na Vila Olímpica”, relembra o treinador.
SÍMBOLOS
Um Clube com a história tão bela como é a do Paraná, precisa de ícones representativos que a elevem e a propaguem. Conheça aqui os símbolos do Paraná Clube:

Escudo

O distintivo do Paraná Clube é um escudo, no formato de um pinhão estilizado, vermelho, contornado de branco, com o logotipo na sua parte superior (as palavras "Paraná" e "Brasil" escritas em azul e a palavra "Clube" escrita em branco). Na parte inferior contém o desenho de uma gralha azul e um pinheiro em branco.
Escudo Paraná Clube

Logo

O logotipo, presente no Escudo e na Bandeira Oficial do Paraná Clube, é composto das palavras "Paraná", "Clube" e "Brasil". A palavra "Paraná" utiliza o tipo J.Otto, exclusivo do Paraná Clube. A palavra "Clube" é escrita de forma manuscrita. Por fim, "Brasil" é escrito em caixa alta com o tipo Avant Gard Bold. 

Sobre fundo vermelho, as palavras "Paraná" e "Brasil" devem ser escritas na cor azul e a palavra "Clube" na cor banca. Sobre fundo banco, as palavras "Paraná" e "Brasil" devem ser escritas na cor azul e "Clube" deve ser escrito na cor vermelha. Finalmente, sobre fundo azul, as palavras "Paraná" e "Brasil" devem ser escritas na cor branca e a palavra "Clube" na cor vermelha.
Logo Paraná ClubeLogo Paraná ClubeLogo Paraná Clube

Bandeira

A Bandeira do clube é em formato retangular, dividida em duas partes iguais, na vertical. O lado direito é preenchido pela cor vermelha, e contém o logotipo "Paraná Clube Brasil". A outra metade é azul e contém o Escudo do clube.
Bandeira Paraná Clube

Mascote

O Mascote do Paraná Clube é a Gralha-Azul, ave típica e símbolo também do estado do Paraná. 
Clique para Ampliar 

Hino

Autores: João Arnaldo e Sebastião Lima 

Paraná já nasceste gigante 
És o fruto de luta e união 
Tens a força, o arrojo, a imponência 
E o poder da realização 

Nas três cores do teu estandarte 
Tão altiva está a gralha azul 
Que plantou neste solo tão fértil 
Esta grande potência do sul 

Refrão 
Meu Paraná... meu tricolor 
Teu pavilhão simboliza 
Em cores tão vivas 
A garra e o amor 

Meu Paraná... meu tricolor 
Eu sou a camisa doze 
Que tanto te ama 
Sou teu torcedor 

II 
Tua origem coberta de glória 
É que faz teu imenso valor 
Teu destino é vitória, vitória 
Salve o meu esquadrão tricolor 

Paraná és guerreiro valente 
E do esporte a maior razão 
Verdadeira alegria do povo 
Paraná clube do coração 

Refrão 
Meu Paraná... meu tricolor 
Teu pavilhão simboliza 
Em cores tão vivas 
A garra e o amor 

Meu Paraná... meu tricolor 
Eu sou a camisa doze 
Que tanto te ama 
Sou teu torcedor
ESTÁDIO DORIVAL DE BRITTO E SILVA
(VILA CAPANEMA)
Foto Aérea da Vila Capanema
Na região central de Curitiba, no bairro do Jardim Botânico, fica o Estádio Durival de Britto, carinhosamente chamado de Vila Capanema. 

A Construção do Estádio Durival Britto foi um marco na vida do Clube Atlético Ferroviário e na história do futebol paranaense. Depois de inaugurado em 23 de janeiro de 1947, ele passou a ser o terceiro maior estádio do país, com capacidade inferior apenas ao Pacaembu, em São Paulo e ao São Januário, no Rio de Janeiro. 

Para a pacata Curitiba dos anos 40, o majestoso estádio construído no antigo terreno da chácara do Marquês de Capanema foi um acontecimento histórico que mereceu os mais variados tipos de análises, avaliações e comemorações. 

A Vila Capanema é um verdadeiro templo do futebol paranaense, pois foi o único estádio paranaense a sediar uma partida pela Copa do Mundo, em 1950. São 58 mil metros quadrados de área e de tradição. 

Palco de grandes momentos do passado, o estádio foi re-inaugurado em setembro de 2.006, com a ampliação da capacidade de 12.100 para 20.083 espectadores. A Vila Capanema passou por uma grande reforma, sendo totalmente revitalizada, ganhando uma nova arquibancada, novos camarotes, novas lanchonetes, novos sanitários, uma nova sala de imprensa e o maior estacionamento entre os estádios dos clubes da capital.
TÍTULOS

Campeão Paranaense 1991

No dia 08 de dezembro de 1991, o Paraná Clube conquistou o seu primeiro título, com menos de dois anos de existência. O tricolor precisava apenas de um empate para sagrar-se campeão. A torcida paranista compunha 85% dos presentes no Estádio Couto Pereira. Ainda assim, foi o Coritiba quem saiu na frente, marcando o primeiro gol da partida com Norberto. Mas o destino reservava uma bela surpresa: aos 19 minutos da segunda etapa, o lateral-esquerdo Ednelson empatou a partida, para a explosão da entusiasmada da torcida tricolor, que comemorava o seu primeiro título.

Ficha Técnica:

Paraná Clube 1 x 1 Coritiba 
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira 
Árbitro: Afonso Vitor de Oliveira 
Público: 22.952 
Gol: Ednelson aos 19 minutos do 2º tempo 
Equipe: Celso Cajuru, Balu, Castro, Gralak e Ednelson; João Antonio, Adoilson e Marquinhos Ferreira; Carlinhos (Ney), Saulo e Serginho (Servilho). 
Técnico: Otacílio Gonçalves.

Campanha

26 jogos, 17 vitórias, 5 empates, 4 derrotas, 52 gols pró, 20 gols contra e saldo de 32 gols.
Toledo0 x 1Paraná Clube28/07/1991
Paraná Clube2 x 1Foz do Iguaçu04/08/1991
Apucarana0 x 0Paraná Clube11/08/1991
Paraná Clube2 x 1Londrina18/08/1991
Operário0 x 2Paraná Clube25/08/1991
Paraná Clube2 x 09 de Julho01/09/1991
Paraná Clube1 x 1Cascavel04/09/1991
Matsubara1 x 4Paraná Clube08/09/1991
Paraná Clube3 x 1Arapongas14/09/1991
Paraná Clube4 x 1Grêmio Maringá18/09/1991
Atlético/PR1 x 1Paraná Clube22/09/1991
Sport2 x 1Paraná Clube29/09/1991
Paraná Clube2 x 0Coritiba06/10/1991
Toledo3 x 0Toledo13/10/1991
Foz do Iguaçu0 x 1Paraná Clube16/10/1991
Paraná Clube1 x 0Apucarana20/10/1991
Londrina1 x 6Paraná Clube27/10/1991
Paraná Clube4 x 0Operário30/10/1991
9 de Julho1 x 1Paraná Clube03/11/1991
Cascavel0 x 1Paraná Clube06/11/1991
Paraná Clube1 x 2Matsubara10/11/1991
Arapongas1 x 4Paraná Clube17/11/1991
Grêmio Maringá1 x 2Paraná Clube20/11/1991
Paraná Clube0 x 1Atlético/PR24/11/1991
Paraná Clube3 x 2Sport01/12/1991
Coritiba1 x 1Paraná Clube08/12/1991

Campanha

26 jogos, 17 vitórias, 5 empates, 4 derrotas, 52 gols pró, 20 gols contra e saldo de 32 gols.

Campeão Brasileiro da Série B 1992

Na noite de sábado, dia 11 de julho de 1992, o Paraná Clube provou, pela segunda vez, que sua sina é vencer. Depois de conquistar o título de campeão paranaense em dois anos de vida, o tricolor obteve em Salvador, na Bahia, o campeonato da Divisão Classificatória do Brasileiro. O resultado de 1x0 sobre o Vitória assegurou o novo triunfo do Paraná Clube. A conquista tricolor acendeu num domingo de sol, o ânimo do curitibano. A cidade foi pintada de vermelho, azul e branco, para receber a delegação paranista. Sem poder partilhar da festa do título no Estádio da Fonte Nova, cerca de 25.000 tricolores se espalharam pelo trajeto entre o aeroporto Afonso Pena e o Estádio Durival Britto, para aplaudir os campeões. Ao longo dos 15 quilômetros que ligam o terminal aéreo à Vila Capanema, não se via outra coisa senão bandeiras, camisas, distintivos e faixas que, empunhadas pelos torcedores, saudavam o Tricolor da Vila!

Ficha Técnica:

Vitória 0 x 1 Paraná Clube 
Local: Estádio da Fonte Nova (Salvador/BA) 
Árbitro: Márcio Rezende de Freitas 
Público: 60.442 pagantes 
Gol: Saulo aos 9 min do 2º tempo 
Equipe: Luiz Henrique, Balu, Gralak, Servilho e Ednelson; João Antonio, Adoilson(Neguinho) e Marquinhos Ferreira; Maurílio, Saulo e Serginho. 
Técnico: Otacílio Gonçalves

Campeão Paranaense 1993

O Paraná Clube parecia estar fadado a ser dono dos títulos incontestáveis, a medida que se estabelecia como potência do estado e aumentava ano a ano sua galeria de troféus. Depois de 1991, quando conquistou o Campeonato Paranaense através da honesta fórmula de pontos corridos, o tricolor voltou a dar a volta olímpica, no dia 14 de agosto de 1993, sem que uma gota de dúvida respingasse em sua faixa de Campeão Paranaense. 

A emoção dos quase 17.000 tricolores que se acotovelavam no Estádio Durival Britto começou logo aos 6 minutos do primeiro tempo, quando num cruzamento de Tiba, com a participação de Luiz Américo enganando a zaga, Claudinho concluiu para o fundo das redes do Matsubara.

Aos 28 minutos da mesma etapa, Claudinho voltou a marcar, aproveitando a cobrança de um escanteio. Mas o gol do título foi um privilégio do meio-campista Tiba. A um minuto do segundo tempo, ele usou a cabeça para por fim na temporada de 93 e iniciar a festa do campeão, regada, como manda a tradição, por 5.500 litros de chopp.

Ficha Técnica:

Jogo: Paraná Clube 3 x 1 Matsubara 
Local: Estádio Durival Britto 
Árbitro: José Carlos Meger 
Público: 16.568 
Gols: Claudinho aos 6 e aos 28 min do 1º tempo e Tiba a 1 min do 2º tempo. 
Equipe: Régis, Marques, Gralak, Marcão e Ednelson; João Antonio, Adoilson e Tadeu (Ney); Luiz Américo, Claudinho e Tiba (Luisão). 
Técnico: Levir Culpi.

Bicampeão Paranaense 1994

A certeza de que a conquista do bicampeonato regional seria alcançada pelo Paraná Clube foi o combustível que moveu os tricolores a enfrentar a maratona de domingo, dia 6 de junho de 1994, uma manhã um tanto quanto carrancuda em Curitiba. 

A distância de 12 km, que separa o Estádio Erton Coelho Queiróz do centro de Curitiba não foi obstáculo para nenhum dos 13.000 torcedores que pagaram ingresso para participar da festa do título. De ônibus, de carro, de carona ou a pé, eles percorreram o trajeto guiados por uma euforia que começou a cercar o local do jogo logo às 7 horas da manhã e só acabou a noite, quando a última gota de chopp foi consumida na comemoração do bicampeonato realizada na Vila Capanema. 

Naquele dia, o Paraná não realizava uma boa partida. O Londrina dificultava as coisas para o tricolor. Adoilson já havia desperdiçado a grande chance de decidir o título ao perder uma penalidade máxima, defendida pelo goleiro Julio Cesar do tubarão. Mas, aos 44 minutos, com a torcida já meio desiludida, o mesmo Adoilson foi buscar uma bola praticamente perdida junto à linha de fundo, cruzou alto e Ney Júnior testou para o fundo das redes. Era o gol do título de bicampeão.

Ficha Técnica:

Jogo: Paraná Clube 1 x 0 Londrina 
Local: Estádio Erton Coelho Queiroz 
Árbitro: Carlos Jack Rodrigues Magno 
Público: 14.007 
Gol: Ney Júnior aos 44 min do 2º tempo. 
Equipe: Régis, Roberval, Marcão, Edinho e Denilson; Cássio, João Antonio, Adoílson e Luiz Américo; Claudinho (Paulo Miranda) e Ney Júnior. 
Técnico: Rubens Minelli.

Tricampeão Paranaense 1995

A bola, sábia como é, às vezes judia da gente. Ameaça até cometer atos de injustiça. Mas via de regra, ela premia o melhor. Em 1995, não foi diferente. Como já havia acontecido em 91, 93 e 94, também em 95, o Paraná Clube foi justiçado pela bola. Afinal, foi o time que melhor tratou a dona do jogo. O Paraná era TRI. 

A façanha do tricolor da vila foi consolidada aos 45 minutos do segundo tempo da decisão, quando o meio campista Denilson, através de um petardo, cravou 1 x 0 na vitória contra o Coritiba. O Pinheirão, que recebeu um público total de 30.000 torcedores, explodiu numa alegria vermelha, azul e branca. Era a rotina da felicidade, que venceu a tarde fria de domingo e acabou no limiar da noite no Estádio Durival Britto, sempre embalada pelos gritos de "TRI Campeão..... TRI Campeão". 

Eram 45 minutos, quando um jogador coxa vacilou na meia cancha, perdendo a bola para Paulo Miranda, que tocou para Saulo. Este chamou a marcação da zaga e obrigou o goleiro adversário a sair do gol. Aí, Saulo tocou para Denilson que vinha de trás e encheu o pé. A bola foi como um míssil rumo a meta adversária. Era o gol do título do Tricampeonato!

Ficha Técnica:

Paraná Clube 1 x 0 Coritiba 
Local: Estádio do Pinheirão 
Árbitro: Luiz Carlos Pinto de Abreu 
Público: 29.207 
Gol: Denilson aos 45 min do 2º tempo. 
Equipe: Régis, Gil Baiano, Edinho, Ageu e Guilherme; Hélcio (Rossano), João Antonio, Paulo Miranda e Ricardinho (Denilson); Claudinho e Saulo. 
Técnico: Otacílio Gonçalves.

Tetracampeão Paranaense 1996

No domingo da decisão nem parecia que era o Paraná Clube que precisava do empate na partida para ficar com o título. O Coritiba, que precisava não de um gol, mas de três, não ofereceu perigo nenhum à meta de Régis nos 45 minutos iniciais, enquanto o tricolor chegou por três vezes com chances reais de conferir. 

A segunda etapa começou até mais equilibrada, mas aos 17 minutos, com a expulsão de Jorge Antônio, a torcida iniciou a festa da arquibancada do Couto Pereira. O time, empolgado, partiu para cima e quase chegou lá aos 31 minutos, quando, aproveitando um cruzamento de Ricardinho, o atacante Flávio carimbou o travessão. 

O golpe final nas pretensões alviverdes foi dado aos 43 minutos. Em um rápido contra ataque, Paulo Miranda recebeu a bola pela direita e tocou para Ricardinho bater forte, no canto direito de Anselmo. Era a chave de ouro que faltava para fechar a conquista do tetra.

Ficha Técnica:

Paraná Clube 1 x 0 Coritiba 
Local: Estádio Major Antonio Couto Pereira 
Árbitro: Francisco Carlos Vieira 
Público: 31.368 
Gol: Ricardinho aos 43 min do 2º tempo. 
Equipe: Régis, Gil Baiano, Marcão, Edinho e Fábio; Tcheco (Luciano), Sidnei, Paulo Miranda e João Santos; Mazinho Loyola (Ricardinho) e Carlos Alberto Dias. 
Técnico: Antônio Lopes.

Pentacampeão Paranaense 1997

O último clássico
Jogando no Pinheirão, para um público superior a 15 mil pessoas, o Paraná Clube jogou contra o Coritiba, no último clássico do Campeonato Paranaense de 1997. 

Aos 46 minutos do primeiro tempo, Lamônica foi apoiar o ataque e de cabeça, marcou o primeiro gol do Tricolor. Denílson, que já havia feito gols decisivos nos últimos Campeonatos, deixou sua marca aos 19 do segundo tempo. 

Mas o Paraná não estava satisfeito. Por isso, Claudinho, aos 42 minutos da etapa final, fechou o placar com um 3 x 0, e um show de bola em cima do Coritiba. Logo após o apito final do árbitro, a torcida já gritava PENTACAMPEÃO, mesmo sabendo que ainda faltava um ponto para a conquista do título.
O jogo do Penta
O Paraná Clube derrotou com facilidade o União Bandeirante por 3 a 0, e conquistou o pentacampeonato paranaense. 

Na história do futebol do Paraná, foi a terceira vez que um time conquistou cinco títulos seguidos. Antes, o Britânia (1919 a 1924) e o Coritiba (1971 a 1976) haviam sido hexacampeões. 

Ricardinho abriu o marcador aos 3 minutos do primeiro tempo. Caio Júnior ampliou aos 41. Aos 5 minutos do segundo tempo, o mesmo Caio Júnior pediu a conta, e decretou o placar de 3 a 0. Logo após o apito final do árbitro, a torcida tricolor invadiu o gramado para comemorar o Pentacampeonato, fazendo uma festa colorida em vermelho, azul e branco.

Ficha Técnica:

Paraná Clube 3 x 0 União Bandeirante 
Local: Estádio Érton Coelho Queiroz 
Árbitro: José Carlos Meger 
Gols: Ricardinho aos 3 min do 1º tempo, Caio Júnior aos 41 min do 1º tempo e aos 5 min do 2º tempo. 
Equipe: Régis, Denílson, Ageu, Fabiano, e Wendell; Sidnei, Reginaldo, Osmar e Ricardinho; Mazinho Loyola (Claudinho) e Caio Júnior. 
Técnico: Rubens Minelli.

Campeão Brasileiro 2000

Copa João Havelange (Módulo Amarelo)
O torcedor pôde comemorar, pois o Paraná Clube foi novamente Campeão Brasileiro. Como aconteceu em 1992, o tricolor foi buscar o título fora de casa. 

Tudo começou com um segundo semestre conturbado. Com a confusão armada pelo Gama/DF contra a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o Botafogo/RJ, o Campeonato Brasileiro acabou não surgindo, entrando em seu lugar a Copa João Havelange. A partir daí, regras e regulamentos foram deixados de lado, imperando uma grande injustiça com a entrada de clubes como Fluminense/RJ, Bahia/BA, Juventude/RS, América/MG e o próprio Botafogo na competição, mas que na verdade deveriam estar na antiga Segunda Divisão. Com o campeonato inchado, devido a presença de 114 equipes divididas em módulos azul, amarelo, verde e branco, o Clube dos Treze recusou a presença do Paraná Clube entre as principais equipes, o colocando no Módulo Amarelo. Não satisfeita por já ter prejudicado a equipe paranaense, a organização elaborou a tabela de tal forma que, nos nove jogos do mando tricolor, sete foram marcados para o meio de semana, diminuindo bastante a possibilidade de boas rendas. 

Entretanto, contra tudo e contra todos, o Paraná Clube provou novamente que futebol é decidido dentro do gramado. A estréia foi dramática contra o Marcílio Dias de Itajaí/SC, com gol marcado no último minuto e de pênalti. Ainda sob o comando do técnico Ary Marques, o Paraná foi vencendo as partidas em casa, mas não tendo o mesmo desempenho longe de Curitiba. 

Percebendo a necessidade de mudança, a diretoria tricolor trouxe o técnico Geninho. E, logo na estréia, uma boa vitória sobre o Botafogo de Ribeirão Preto/SP por 2 a 1. A equipe cresceu de rendimento e começou a vencer partida atrás de partida, tanto em Curitiba como em outras cidades. Classificado em terceiro do grupo na primeira fase, o Paraná enfrentou nos jogos eliminatórios Anapolina/GO, Bangu/RJ, Remo/PA e São Caetano/SP para se classificar entre os 16 melhores da Copa João Havelange. Com os dois primeiros adversários, o tricolor praticamente garantiu a classificação em Anápolis/GO e Rio de Janeiro/RJ, vencendo por 1 a 0 e 3 a 0 respectivamente. 

No jogo decisivo contra o Remo de Belém do Pará, o primeiro confronto foi em Curitiba, e depois de 90 minutos de pressão, o gol não aconteceu. O placar de 0 a 0 deixou a torcida paranista preocupada, mas não abalou os jogadores nem a comissão técnica, que sabiam do potencial da equipe. Com mais de 55 mil pessoas no estádio Mangueirão, a torcida belenense já comemorava antecipadamente a classificação. Só que com apenas três minutos de jogo, eles mudaram de idéia, ao assistir Ageu cobrar uma falta no ângulo para boa defesa do goleiro, e Fernando chutar outra bola no travessão, além de Lúcio Flávio com um toque sutil tirar tinta da trave. Não demorou muito para que Flávio calasse a multidão com um gol de cabeça. No segundo tempo, a esperança do Remo surgiu com um pênalti inexistente. Mesmo com o empate e o barulho ensurdecedor da torcida, os jovens jogadores do Paraná Clube não se abalaram, e faltando dez minutos para o final do jogo, Márcio também de cabeça marcou o gol da vitória. “Sabia que ia chegar o meu momento. Raspei o cabelo e marquei esse gol muito importante para o Paraná e para mim”, comemorou o centroavante que havia entrado no lugar de Flávio. Inconsolados, os torcedores do Remo tiveram que admirar o excelente futebol apresentado pelos heróis paranistas. 

Em Curitiba, o elenco teve uma recepção calorosa da torcida tricolor, que invadiu o Aeroporto Afonso Pena e as ruas da cidade até o Durival de Britto e Silva, onde comemoraram com muita cerveja, trio elétrico e show pirotécnico. 

Só que a festa não parou por aí. Na decisão do Módulo Amarelo, o Paraná enfrentou o São Caetano, equipe com melhor ataque da competição. No primeiro jogo, um empate em 1 a 1 no estádio Durival Britto. Mas como em outras decisões, o tricolor entrou com moral no jogo fora de casa e logo aos onze minutos do primeiro tempo vencia em São Paulo por 2 a 0. Com um futebol determinado, defesa compacta e um ataque rápido, o Paraná Clube mostrou para todo o Brasil que seu lugar é e sempre será na elite do futebol nacional.

Ficha Técnica:

São Caetano 1 x 3 Paraná Clube 
Local: Estádio Palestra Itália (São Paulo). 
Arbitragem: Marcos Antônio Barros Café/AC, Charles Antônio de Souza/AC e Jéferson de Holanda Cunha/AC 
Cartão vermelho: Dininho, aos 45 min do 2º tempo. 
Gols: André aos 8 min do 1º tempo (Paraná), Reinaldo aos 11 min do 1º tempo (Paraná), Aílton aos 11 min do 2º tempo (São Caetano) e Frédson aos 41 min do 2º tempo (Paraná). 
São Caetano: Sílvio Luiz; Japinha (Nelsinho), Daniel, Dininho e César; Claudecir, Esquerdinha, Aílton e Marcão (Leto); Zinho (Alex Rossi) e Wágner. Técnico: Jair Picerni. 
Paraná Clube: Marcos; Gil Baiano (Fabrício), Hílton, Nem e André; Hélcio, Fernando Miguel, Lúcio Flávio (Frédson) e Ronaldo Alfredo; Reinaldo e Flávio (Narcízio). Técnico: Geninho.

Campeão Paranaense 2006

Após nove anos sem conquistar um título estadual, a torcida do Paraná Clube pôde enfim comemorar novamente. 

O Campeonato Paranaense de 2006 foi disputado inicialmente entre dois grupos de oito equipes que se enfrentavam em turno e returno para classificarem-se os quatro primeiros de cada grupo para as quartas-de-final. O Paraná Clube pertencia ao grupo B, juntamente com Coritiba, Londrina, ADAP, Roma, Paranavaí, União Bandeirante e Toledo. Faziam parte do grupo A as equipes do Atlético, Iraty, Cianorte, Francisco Beltrão, J. Malucelli, Rio Branco, Nacional e Galo Maringá. 

Depois de um início irregular devido ao pouco tempo de preparo, pelas curtas férias após o Campeonato Brasileiro do ano anterior e também pela falta de entrosamento dos novos jogadores do elenco, o Paraná Clube conquistou a primeira colocação do Grupo B, com 26 pontos em 14 jogos. Obteve 7 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com 24 gols pró e 13 contra, obtendo assim, um saldo positivo de 11 gols. 

Com a vantagem de ser o primeiro colocado do Grupo B, o Paraná Clube enfrentou o Iraty, quarto colocado do Grupo A. Na primeira partida, na casa do adversário, o Tricolor venceu o Azulão por 1 a 0. Na partida de volta, em uma tarde chuvosa no Pinheirão, o placar ficou em 1 a 1, resultado que garantiu a classificação paranista para a semi-final. Na partida seguinte, o Paraná Clube enfrentou o Rio Branco. No primeiro embate, disputado em Paranaguá, o Tricolor venceu o Leão da Estradinha por 2 a 1. No jogo de volta, em uma quarta-feira à noite, o tricolor goleou o Rio Branco por 3 a 0, garantindo a vaga para a final. 

A final foi disputada contra a ADAP (Associação Desportiva Atlética do Paraná) que garantiu a classificação após eliminar o Atlético e o Coritiba. A primeira partida da final foi disputada em Maringá, no Estádio Willie Davids, onde o Tricolor venceu por 3 a 0. A partida de volta, finalíssima, foi disputada no dia 09 de Abril de 2006 no Estádio Pinheirão e contou com a presença de mais de 25 mil pessoas. O Tricolor podia perder por até 2 a 0, que ainda assim seria campeão. A torcida paranista já festejava a conquista antes mesmo do início do jogo. Mas a equipe da ADAP foi quem marcou o primeiro gol da partida, no início do 2º tempo, aos 11 minutos. Esperança que pouco durou aos maringaenses, pois 8 minutos após, em uma cobrança de falta, Marcelinho empatou a partida, para o delírio da nação paranista presente no estádio. 

A festa oficial começou logo após o apito final da partida, quando os atletas do Paraná Clube receberam a Taça de Campeão Paranaense 2006 – e para alegria dos torcedores presentes – deram a volta olímpica no Estádio Pinheirão. Na seqüência, os heróis paranistas foram premiados com as medalhas de campeões. Além da medalha, o goleiro Flávio foi presenteado com o troféu de goleiro menos vazado do campeonato, com uma média de menos de um gol tomado por partida. 

Após a festa no Pinheirão, atletas, comissão técnica e diretoria seguiram em carreata com trios elétricos e um caminhão de bombeiros em direção à Praça Bento Munhoz da Rocha, a Praça do Paraná Clube, em frente à Sede Social na Avenida Presidente Kennedy, onde agradeceram o carinho e apoio da torcida paranista durante todo o campeonato e comemoraram o título com o grito de “É CAMPEÃO!”.

Ficha Técnica:

Paraná Clube 1 X 1 ADAP 
Data: 09/04/2006 (Domingo) 
Local: Estádio Pinheirão (Curitiba/PR) 
Árbitro: Cleivaldo Bernardo 
Auxiliares: Rogério Carlos Rolim e Faustino Vicente Lopes 
Cartões Amarelos: Beto, Rafael Muçamba e Marcelinho (Paraná) e Batista (ADAP) 
Público pagante: 23.118 pessoas 
Público total: 25.306 pessoas 
Renda: R$ 352.080,00 
Gols: Warlley aos 11 min do 2º tempo (ADAP) e Marcelinho aos 19 min do 2º tempo (Paraná).
Paraná Clube: Flávio; Émerson, Gustavo (Serginho), João Paulo; Goiano, Beto, Muçamba, Marcelinho (Elton), Sandro, Edinho; Leonardo (Vandinho). 
Técnico: Luiz Carlos Barbieri. 
ADAP: Fábio; Ângelo, Alex Noronha, Dezinho e Mineiro (Souza); Leandro, Batista, Felipe Alves e Ivan; Warlley (Gildásio) e Marcelo Peabiru (Lino). Técnico:Gilberto Pereira.


ÍDOLOS
Das categorias de base do Paraná Clube já saíram grandes craques para o mundo, como o pentacampeão mundial Ricardinho e o Bola de Ouro do Brasileirão 2.007 Thiago Neves. Além de Lúcio Flavio, Paulo Miranda, Perdigão, Tcheco, Ilan, Frédson, André Dias, Márcio Nobre, Everton, e muitos outros. 

Porém, há jogadores diferenciados, que se destacaram e conquistaram a nação paranista pela disciplina, raça e vontade demonstradas em campo, além do carisma e simpatia no trato com o torcedor. São eles:

Saulo

Clique para Ampliar


Saulo da Fé de Freitas, ou apenas Saulo, é o maior goleador da história do Paraná Clube. Foram 104 gols em 208 jogos com a camisa Tricolor. Uma incrível média de 0,5 gols por partida. O apelido de Tigre da Vila não foi concedido à toa – dono de uma habilidade singular, Saulo foi um atacante guerreiro, que enfrentava os zagueiros com muita explosão, velocidade, e acreditava em todos os lances. Artilheiro do Campeonato Paranaense de 1.991, ainda ajudou o Paraná a conquistar o título Brasileiro de 1.992 e o Paranaense de 1.996.

Régis

Clique para Ampliar


Reginaldo Paes Leme Ferreira, o Régis, é o jogador com maior número de partidas jogadas pelo Paraná Clube: 308. Conhecido pelo futebol elegante e pelo jeito frio e seguro de atuar debaixo das traves, exercia uma grande liderança em campo, tendo uma incrível média de 1 pênalti defendido a cada 3. Atuou no Paraná de 1.993 a 1.997, e também em 1999.

Adoílson

Clique para Ampliar


Adoílson Costa chegou ao Paraná Clube em 1.990, e não demorou a chamar a atenção da torcida e comissão técnica. Jogador valente, sempre disposto e que aliava as características de eficiente armador criativo e bom finalizador. Ficou marcado na história do Clube pela participação na conquista de três títulos paranaenses e um brasileiro.

João Antônio

João Antônio de Oliveira Martins, ou “Mestre João”, nas palavras do repórter Osmar Antonio, foi um dos mais completos jogadores que já integraram o elenco do Paraná. Chegou ao Clube em 1.991, já com uma carreira vitoriosa na bagagem, acumulando títulos pelo Grêmio Porto alegrense e também pela seleção brasileira de juniores. Jogador altamente qualificado, com uma visão privilegiada de jogo e com predileção por golaços, João Antônio deu muitas alegrias ao torcedor, participando do título estadual de 91, do título brasileiro da divisão intermediária de 92 e da posterior conquista do tri-campeonato paranaense.

Maurílio

Cleverson Maurílio da Silva foi treinar nas categorias de base do Pinheiros, após ter atuado em várias equipes amadoras de Brasília, sua cidade natal. O jogador impressionou, pouco tempo depois, pelo vigoroso condicionamento físico que apresentava, além de uma facilidade enorme para se posicionar muito bem em campo. Lançado no time principal do tricolor pelo técnico Otacílio Gonçalves aproveitou a oportunidade, mostrando-se um atacante oportunista e com faro de gol. Foi campeão com a camisa tricolor do estadual de 91 e do brasileiro da segunda divisão em 92, além de ter tido outras passagens pela equipe nos anos de 2.002 e 2.003.

Hélcio

Clique para AmpliarHélcio Roberto Alisk foi, durante o tempo que atuou pelo Paraná Clube, o dono absoluto da camisa 5 e a base de sustentação do meio-campo tricolor. Volante guerreiro e de uma regularidade marcante, não aceitava bola perdida, combatia nos quatro cantos do gramado, marcava, lançava, e ainda marcava seus gols, sempre que possível. Fez mais de 200 jogos com a camisa azul, vermelha e branca, e participou da conquista do brasileiro da segunda divisão em 2.000 e do tri-campeonato estadual, nos anos de 94, 95 e 96.

Marcão

Marco Antonio Almeida Ferreira, o Marcão, chegou ao Paraná Clube em 1.993, com a experiência de já ter defendido a seleção brasileira Junior. Dono de estatura privilegiada para a função exercida em campo destacava-se por mostrar uma técnica apurada, algo incomum para zagueiros de seu porte físico. Jogador aguerrido em campo e implacável na marcação, era chamado pela torcida de “Deus da raça”. Foi tetra-campeão estadual pelo Paraná Clube, na década de 90.

Ednelson

Ednelson da Conceição Silva é considerado por muitos o melhor lateral esquerdo que já passou pela Vila Capanema. Chegou ao Colorado ainda em 1.985, e três anos depois foi promovido para a equipe principal. Resistiu a fusão, como o único atleta da base a compor o elenco titular do Paraná Clube, e foi o felizardo autor do gol do primeiro título da história do Clube – o paranaense de 91. Jogador veloz e com um bom poder de finalização, ajudou o tricolor na conquista dos estaduais de 91, 93, 94 e 97, além do brasileiro da segunda divisão, ainda em 94.

Ricardinho

Clique para AmpliarRicardo Luis Pozzi Rodrigues, o Ricardinho, iniciou sua vitoriosa carreira em 1.981, no futsal do Pinheiros. Depois de uma rápida passagem por outros clubes, voltou ao Paraná, já reestruturado após a fusão. Neste período, migrou, gradativamente para o futebol de campo. Mostrava-se um líder, com visão de jogo diferenciada e incrível qualidade de passe e armação de jogadas. Em 95, pelas mãos de Otacílio Gonçalves, o atleta foi promovido já para a equipe principal, onde foi campeão estadual por três vezes consecutivas. Deixou o tricolor em 97, rumo ao Bordeaux, da França. E a partir daí, consolidou uma carreira de sucesso e conquistas, com destaque especial para a conquista da Copa do Mundo de Futebol em 2002, pela seleção brasileira, disputada na Coréia e no Japão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário